Carta à Comunidade de Campinas.

Fachada UNID I

Vimos pela presente comunicar a todos que as Escolas Particulares de nossa cidade vêm cumprindo todas as normas estabelecidas pela vigilância sanitária e que não mediram esforços para proteger os professores, funcionários e alunos.

Queremos, no entanto, ressaltar que todos convivem em outros ambientes – como seres sociais que somos – e não somente nas Escolas, portanto estamos sujeitos a contrair o vírus em diversas situações.

Desde outubro, muitas Escolas têm recebido 35% de seus alunos e os dados apontam que poucos têm sido os casos de contaminação. É importante que todos saibam o bem que a abertura das Escolas tem feito às crianças e adolescentes. Muitos chegaram a nós com elevados graus de ansiedade e diferentes fobias.

Impossível foi não nos comovermos com a alegria deles quando começaram a frequentar, aos poucos, as Escolas. O rendimento escolar também há que ser ressaltado.

As Escolas, além do acadêmico, têm um importante papel social a cumprir, incluindo atender as famílias que precisam trabalhar e que desejam manter os filhos em um ambiente em que possam se desenvolver plenamente como cidadãos.  E aqui não falamos apenas das classes mais favorecidas. Escolas fechadas não protegem a maioria das crianças da pandemia , pelo contrário, deixam essas crianças expostas a uma série de outros riscos invisíveis no momento, como desnutrição, violência, déficit de aprendizado e depressão.

Sugerimos às famílias, que tenham em seu convívio diário pessoas pertencentes a grupos de risco, que mantenham as crianças em casa e acompanhem as aulas de forma remota.

Lembramos que, para todos os anos e séries, as Escolas oferecem aulas presenciais e remotas.

As famílias que optam por retornar ao ambiente escolar sabem que o cenário das Escolas será muito dinâmico,  assim como a pandemia, porém elas devem ser as primeiras a serem abertas e as últimas a serem fechadas. Muitos pediatras podem corroborar os benefícios que a volta às aulas trouxe aos educandos.

O vírus pode estar em muitos ambientes e, talvez como tantos outros, tenhamos que conviver com o novo coronavírus por certo tempo. O momento pede uma reeducação e uma nova cultura deve ser estabelecida. Melhor do que fechar Escolas, devemos estar atentos aos protocolos sanitários de eficácia comprovada, tais como o uso das máscaras, distanciamento entre as pessoas, higienização constante das mãos, tomar sol todos os dias por 15 minutos. É momento de transmitir energias positivas, lutar em prol da saúde física e mental de todos.

Escolas Particulares de Campinas

Gostou? Compartilhe a matéria!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Whatsapp